Bahia Farm Show abre os portões em Luís Eduardo Magalhães

30/05/2017

Começa nesta terça-feira (30), em Luís Eduardo Magalhães, região oeste da Bahia, a Bahia Farm Show, maior feira do Norte e Nordeste voltada para a tecnologia para o agronegócio, e terceiro maior evento do setor no Brasil. São 144 km² em um complexo onde estão montados 200 estandes com marcas nacionais e internacionais. A expectativa é que o resultado da edição 2017 alcance mais de R$ 1 bilhão em negócios, o que reflete o bom momento vivido entre os produtores da região, que distantes de um cenário de crise, colheram uma super safra.

Este ano, os agricultores da região do "Matopiba" colheram uma safra recorde. Foram 19 milhões de toneladas de fibras e grãos, como o milho. A palavra "Matopiba" é uma sigla que reúne as síliabas iniciais das regiões que formam a área produtiva das divisas dos estados do Maranhão, Piauí, Tocantins e Bahia, e que se destaca pelos recordes consecutivos de produção de grãos. Esta é considerada a última fronteira agrícola do país.

Só na Bahia, os agricultores produziram cinco milhões de toneladas de soja, 55% a mais do que no ano passado. E os produtores se preparam para colher uma das maiores safras de algodão. "Esse ano foi um ano em que as chuvas voltaram a ficar mais regulares. Apesar do susto que a gente teve entre dezembro e janeiro, no longo da safra, foi bem distribuída", explica o engenheiro agrônomo Luiz Stahlke.