Foro Mercosul solicitará que carne entre nas negociações com a UE

02/06/2016

O Foro Mercosul da Carne, que se reunirá nessa semana em Montevidéu, solicitará que a carne seja incluída na primeira instância de negociação entre Mercosul e União Europeia (UE), anunciou o presidente do Foro, Carlos Pedretti.

Pedretti, que também é presidente da Comissão de Carne da Associação Rural do Paraguai disse que esse será o tema central da reunião, que contará com a participação do chanceler, Rodolfo Nin Novoa.

Diante da possiblidade de a carne ser incluída em uma segunda instância de negociação entre os blocos, Pedretti disse que “não existe estabelecer uma negociação onde não entre a carne. Não estamos de acordo com a sugestão europeia de começar as negociações, terminá-las e deixar a carne para uma negociação posterior. Tem que ser agora. Estamos trabalhando em como enfrentar essa posição europeia na primeira rodada que pode tirar a carne da negociação”.

Em 11 de maio, ambos os blocos trocaram ofertas tarifarias para negociar um acordo de livre comércio. Após o encontro, uma fonte do Mercosul informou que a carne e o etanol tinham ficado de fora das negociações.

Fonte: EFE, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint/ Foto: www.boipesado.com.br